Familia Lages
Nesta base há (como já deve ter descoberto) trinta e poucas pessoas com apelido 'Lages' e, curioso, todas relativamente recentes (1 a 1 século e meio).
Em todas as terras do país onde se produziam grãos, ou mesmo em zonas urbanas onde houvesse rochas de grande dimensão relativamente planas, e houvesse por ali gente, poderia haver pessoas que adoptaram esse apelido. Como sabe, o sentido mais comum da palavra são mesmo essas rochas planas naturais, ou uma espécie de 'calçada' de pedras construída para 'secar' ao sol, grãos, fibras (linho), frutos (figos) ou o que precisasse ser seco.
O termo 'lage' utilizado como sinónimo de 'placa' (de betão) nas casas mais 'recentes' é exactamente uma adaptação do sentido original: uma superfície dura e plana.
Numa das 'minhas' aldeias houve pessoas que eram registadas em princípios de seiscentos como sendo 'Fulano, morador nas lages de ...(nome da terra)". Ora, essa família, se permanecesse muitas décadas a viver no mesmo sítio, com uma actividade particularmente ligada à utilização de umas lages, poderia com grande facilidade passar a adoptar o apelido 'Lages'.
Esta é uma hipótese, bastante plausível. Pode haver outras.
Não se esqueça que quase todos os apelidos provieram de alcunhas, dos mais simples aos mais comummente associáveis a estatuto social elevado. E alcunhas não são necessariamente depreciativas. Podem ter a ver simplesmente com os lugares onde as pessoas viviam.
Cumprimentos. VF